Extensão e Pesquisa/Iniciação Científica

Texto elaborado por Egla Arantes


Com base no tripé de Ensino, Pesquisa/Iniciação Científica e Extensão, a Rede de Ensino Doctum desenvolveu também diversos projetos de pesquisa e extensão, como meio de contribuir com o desenvolvimento científico e servir à sociedade da região nas quais estão inseridas por meio de suas mantidas.  

Desde a fundação da FACICON, em 1973, tradicionalmente a instituição realizou projetos dirigidos à comunidade e populações vulneráveis e, em 1985, foi criado o IEPADER –  Instituto de Estudo e Pesquisas Aplicadas ao Desenvolvimento Regional. Tais projetos se caracterizavam pela manutenção de secretarias de bolsas de estudo, gratuidades e mensalidades reduzidas para possibilitar a manutenção de alunos, não somente na educação básica, mas também na educação superior. Com suas diversas campanhas de arrecadação, a Instituição procurou auxiliar os mais carentes de recursos com roupas, alimentação e material escolar.

A relação da Rede de Ensino Doctum  com a comunidade pode ser conferida por meio das centenas de atividades de extensão já realizadas e em andamento, que vem promovendo interação entre a faculdade e as comunidades locais e das regiões, nas quais as mantidas estão inseridas.

Há de se destacar que o fruto da criação do IEPADER, em 1995, foi a implantação do NUPE – Núcleo de Pesquisa e Extensão. O NUPE foi implantado iniciando com uma série de Projetos. Ligado ao departamento de Filosofia e Ciências Sociais da FASESC, o NUPE destinava-se a incentivar, implantar e fomentar a pesquisa dentro da instituição e da comunidade.

As atividades do NUPE se iniciaram em março de 1995 e, já em dezembro, teve  projetos aprovados junto à Fapemig – Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais. O “Custo da Cesta Básica em Caratinga” , e a “evolução do Produto Interno Bruto de Caratinga” na década de 80 e “Memória de Velhos Trabalhadores”, que através da oralidade procurava resgatar a história local, foram os projetos aprovados inicialmente. A criação do NUPE e seu vínculo com a Fapemig elevaram Caratinga à condição de única cidade do interior a contar com este importante trabalho, à época.
Ações de extensão podem ser realizadas sob as modalidades de curso, evento, prestação de serviços, projeto e programa, entre outras formas. Em sua concepção, estruturação e prática, articuladas com o ensino e a pesquisa, de forma indissociável.

Nessas cinco décadas, a Rede de Ensino Doctum desenvolveu inúmeros projetos e ações de extensão por meio dos  cursos de graduação, fortalecendo assim sua relação com a comunidade na qual está inserida. A área de extensão alcançou milhares de pessoas.  Podemos destacar algumas atividades realizadas nas primeiras décadas de sua existência, além de alguns eventos acadêmicos realizados nas diversas áreas de seus cursos e da gestão institucional:

– Em 1992, o Curso de Ciências Contábeis trouxe, para a sua aula inaugural, o ilustre professor Hamilton Parma, cujo curriculum muito dignificou a Faculdade de Ciências Contábeis por se tratar de inclinto mestre, professor da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, ex-representante do Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU), para assuntos contábeis.

– Em 1993, o 1º Simpósio de Contabilidade do Leste de Minas Gerais foi promovido pela FACICON, com o apoio e participação do Conselho Regional de Contabilidade (CRC/MG), participação maciça de profissionais e estudantes da área, atingindo o número considerável de 700 participantes.

– Em 1994, iniciou o Projeto “FASESC Cultural – Sexta Dezoito e Quinze”: durante toda a duração do projeto, dezenas de artistas e variadas manifestações de arte estiveram presentes na Faculdade, em exposições e apresentações abertas ao público em geral. Idealizado pela Profa. Elizabeth Engert Milward de Almeida Leitão, esta iniciativa foi de grande valor para a comunidade caratinguense, pois um novo espaço foi criado para os apreciadores de música, dança, pintura e artesanato.

– Em 1995, no mês de maio, o  Núcleo de Pesquisa (NUPE) da SPEP promoveu seminário interno. Dirigido aos alunos da educação superior e coordenado por Maria Ceres Castro (Doutora em Ciências Sociais) e Ulisses Leitão (Doutor em Física), o encontro abordou a importância da pesquisa como diferencial profissional na Instituição de Ensino Superior e os objetivos de um projeto de pesquisa.
– a SPEP trouxe ao Brasil o médico cubano Dr. Pedro Más Bermejo, diretor do Instituto de Epidemiologia de Cuba. Doutor Pedro ministrou uma série de palestras, abordando o tema “Saúde e Meio Ambiente”.
– Ocorreu, no mês de outubro, o I Encontro Geral de Professores da FACICON e FASESC, na Fazenda Pedra Bonita, em São João Nepomuceno – MG. Na oportunidade, diretores, professores e funcionários discutiram as potencialidades e novos projetos para o ensino superior.

– Em 1996,  deu-se início a pesquisa coordenada pela professora Vânia Oliveira (Curso de Serviço Social), intitulada “Crianças e Adolescentes em Situação de Risco de Caratinga”. Tal pesquisa foi possível graças ao convênio entre o Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPE) da SPEP e a Fundação Mineira de Amparo à Pesquisa – Fapemig.

– Das atividades iniciadas em 1999, destacamos:
– Projeto de Extensão para a 3ª idade, com sistemático trabalho nas instituições de assistência à 3ª idade, incluindo a realização do Encontro da Maioridade de Caratinga, em sua terceira edição.
– Evolução do PIB de Caratinga 1986 – 1996. Objetivo: analisar as transformações sofridas pela economia caratinguense, propondo novas possibilidades de desenvolvimento econômico.
– Pesquisa “Custo da Cesta Básica em Caratinga”. Objetivo: levantar, semanalmente, o indicador referente ao custo da cesta básica, oferecendo oportunidade de relação com custo de vida de outras regiões e, ainda, condições para estudo dos avanços da economia local.

– Pesquisa “Experiência e Significados – Memórias de Velhos Trabalhadores de Caratinga”. Objetivo: traçar as diversas formas de construção da memória pelos velhos trabalhadores de Caratinga, relacionando estas formas às experiências passadas e presentes deste grupo. Caracterizar a sede urbana de Caratinga no tocante a seus espaços e possibilidades socioculturais para a construção da memória.

– Pesquisas:  – Experiências e Significados – Memórias de Velhos Trabalhadores em Caratinga
                       – Custo da Cesta Básica em Caratinga 
                       – Trabalho teórico-prático desenvolvido pelos alunos do 2º e 3º períodos do curso de Comunicação Social.
                       – História na Mão.

– Em 1998, no mês de maio, a SPEP deu início aos esforços de criação da Fundação de Casa de Cultura e Artes de Caratinga. Ainda em 1998, além de vários projetos em andamento, o destaque foi a inauguração da sala Dário Grossi, que passou a abrigar a “Protos Consultoria Júnior” da FACICON, que iniciou com uma série de projetos voltados ao empresariado local, objetivando a aproximação dos acadêmicos com o mercado de trabalho.

– Em 2000:
– Projeto social “Jovens de Angola” – com início em 2000, fizeram parte do corpo discente da FIC. Foram cinco alunos beneficiados pelo projeto social, que amparou jovens de Angola através de intercâmbio, bolsa de estudo e moradia. Um dos alunos beneficiados, Florindo Ganga Chiquete, em 2003, destacou-se no POSCOMP,  um exame organizado anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação, com o objetivo de avaliar os conhecimentos em computação dos candidatos a vagas em programas de pós-graduação na área.

 – Em 2001:
– pela Faculdade de Comunicação Social, foi implantado o primeiro Canal Universitário do interior de Minas Gerais. Através da concessão de canal a cabo, disponibilizada para instituições de ensino superior, conforme a legislação vigente à época, foram produzidos, pelos alunos e professores, uma série de programas. Assim, a faculdade esteve cumprindo seu papel social, contribuindo para a democratização do acesso à informação e trazendo a experimentação do processo educativo para o mercado de trabalho.
–  foi iniciado o Projeto de Pesquisa “História na Mão”, que teve como objetivo resgatar a história de Caratinga, através do levantamento de documentos e de entrevistas com aqueles que acompanharam o surgimento e desenvolvimento do Município.

– Em 2002:
– Um importante evento envolveu a instituição, denominado “A Certificação Ambiental no Brasil: um instrumento na busca do desenvolvimento”, com objetivo de discutir e compreender a ideia de sustentabilidade e a necessidade de fazer parte das políticas econômicas voltadas ao desenvolvimento. 
– Foi criado o EMAJ – Escritório Modelo de Assistência Jurídica, objetivando reproduzir, da forma mais aproximada possível, a rotina de um escritório de advocacia, em que o quadro acadêmico tem a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula.
 – Projeto de Iniciação Científica:  os alunos do curso de Comunicação tiveram seu projeto aprovado em 1º lugar em todo o Brasil, apresentado no INICIACOM (revista brasileira de iniciação científica em comunicação social, semana de pesquisa e comunicação).
– Foi iniciado o projeto “FIC ligado” – programa de rádio, realizado pelos alunos do 5º período de Jornalismo. Objetivo: ampliar o conhecimento dos alunos em programas de rádio, cuja produção era vinculada à disciplina “Produção e Mídia Eletrônica”, colocando-os mais perto do mercado de trabalho e mostrando o conjunto de formas de expressão sonora apresentadas em uma programação radiofônica.
– Projeto de Inclusão Digital / LID – Laboratório de Inclusão Digital – Inaugurado em maio de 2002, com as presenças de autoridades municipais, estaduais e federais, o LIDO foi o primeiro laboratório de inclusão digital de Minas Gerais. Através de convênio firmado entre a Secretaria de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais e Prefeitura Municipal de Caratinga, com interveniência das Faculdades Integradas de Caratinga, o LID foi mantido com objetivo de fazer funcionar a estação experimental de ensino básico de informática, visando desenvolver um modelo para o processo de inclusão digital e universalização do acesso às tecnologias de informação, além da adoção de Software Livre nas instituições de ensino. A estação experimental foi configurada para permitir o uso educacional e comunitário, atendendo às instituições públicas de ensino, tanto municipais quanto estaduais.

Em 2003:
– O Curso de Direito inaugura a “Casa do Cidadão”.  O NPJ abrigou o Juizado de Conciliação, por meio de convênio com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais e o Escritório Modelo de Assistência Jurídica – EMAJ, este através de convênio com a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Minas Gerais.
A Casa do Cidadão é um espaço aberto de discussão e garantia de direitos dos cidadãos. O projeto tem o objetivo de prestar atendimento gratuito à comunidade carente, sendo a assessoria jurídica a principal atividade. Aqui, acontece a aliança entre a prática profissional e o exercício da cidadania, de modo a contribuir para que o Direito, comprometido com a justiça social, atenda aos interesses da sociedade, por meio da participação nos projetos extensionista desenvolvidos na “Casa do Cidadão” e, consequente, estreitamento dos laços com a comunidade em que a IES se encontra socialmente inserida. 
– Elaboração do Trabalho “Diagnóstico de uma Tragédia” – Apoio ao município após as enchentes de 16 de janeiro de 2003. 
No início do ano de 2003, o município e região foram devastados por uma chuva que atingiu índices pluviométricos alarmantes. Grande foi a importância do trabalho realizado pelas Faculdades Integradas de Caratinga, em parceria com o Instituto Doctum, solidários com o município através da campanha solidária, a fim de reconstruir a cidade após a enchente, ocorrida no dia 16 de janeiro.
Este trabalho foi produzido pelo departamento de projetos do Instituto Doctum, em colaboração com as Faculdades Integradas de Caratinga, através dos alunos do curso de Ciência da Computação. O projeto apresentou dados que foram coletados junto às diversas secretarias que compunham a Prefeitura Municipal de Caratinga, à época, a Associação Comercial e Industrial de Caratinga, a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Caratinga, a EMATER, Polícia Militar do Estado de Minas Gerais. Tal documento teve ampla divulgação junto aos setores públicos e sociedade civil, sendo entregue pessoalmente pelo Diretor Acadêmico das Faculdades Integradas de Caratinga, Prof. Dr. Ulisses Azevedo Leitão, e por representantes dos demais órgãos, ao Sr. Governador do Estado de Minas Gerais, em audiência realizada em Belo Horizonte.
Além desse trabalho, o curso de Serviço Social, por meio de sua coordenadoria, professores e alunos, assumiu parte do levantamento  do diagnóstico do impacto social da enchente, compreendendo famílias desabrigadas e em risco, além do alunado da FIC que sofreu  com as consequências da enchente.
O dossiê, produzido com a iniciativa e participação da FIC, foi solicitado em diversos momentos por órgãos estaduais como CEMIG, COPASA e outros, para ser utilizado como material de pesquisa, documentação comprobatória em processos judiciais e para outros fins, uma vez que trouxe todas as informações a respeito do ocorrido, inclusive com relação aos  prejuízos  financeiros acarretados ao município.