Casarão

Texto elaborado por Américo Galvão


O CENTRO CULTURAL CASARÃO DAS ARTES é um ponto de memória e pertencimento, promovendo vivências transformadoras no campo das artes e da cultura. Nos últimos 10 anos recebemos mais de 120 mil visitantes, realizamos mais de 1.800 eventos, uma média de 4 eventos semanais, contando apenas com a parceria da Rede de Ensino Doctum. 

O Casarão das Artes teve sua reforma iniciada em 2011, com recursos próprios da Família Leitão, e abriu as suas portas ao público no dia 15 de junho de 2012, hoje é o único espaço cultural no país que abriga o acervo literário e particular de Millôr Fernandes, jornalista, dramaturgo, desenhista, escritor brasileiro. Assim, inserimos o município de Caratinga no cenário nacional.

Dos mais de 400 Centros Culturais de Minas, nos orgulhamos de ser um dos mais proativos espaços culturais na formação dos cidadãos, fortalecendo vínculos comunitários, preservando a memória e transformando vidas.

Honramos a história do Casarão, construído no final do Século XIX, hospedando nomes ilustres em suas passagens por Caratinga, como o Presidente da República Artur Bernardes e os governadores João Pinheiro e Juscelino Kubitscheck.
 
Caratinga é uma cidade vocacionada para cultura e celebra seus filhos ilustres no cenário nacional, como Ziraldo, Miriam Leitão, Agnaldo Timóteo, Rui Castro, Paulo Vieira entre tantos outros. No entanto, não conta com o apoio do poder público municipal ou de políticas públicas estaduais e federais que incentivem a produção cultural e manutenção dos bens culturais.
 
Todos sabemos que a Cultura Artística deve ser vista como potencial transformador da sociedade. O investimento da cultura devolve à sociedade, considerando empregos e impostos, cerca de 3% do PIB, sendo um dos setores da economia que mais cresce. Estima-se que a cada um real investido em cultura, três reais retornam em forma de benefícios.

Senhores, deputados, senadores e futuro governador, precisamos que se faça cumprir os artigos 215 e 216 da Constituição Federal, visando garantir o acesso aos bens culturais como direito de todo cidadão. Reivindicamos que contribuam com emendas parlamentares e projetos de incentivo para que o Centro Cultural Casarão das Artes de Caratinga e a classe artística local sintam orgulho dos seus representantes políticos e mantenham a produção da nossa cultura como expressão da liberdade, bandeira maior do povo mineiro.

A Música não pode faltar, o Casarão foi palco para músicos de todos os cenários: internacional, nacional, regional e local

Espaço do pertencimento da comunidade: Reuniões de Conselhos Municipais, Conselhos Profissionais, Conselhos Pastorais e Associações.

Incentivo a dramaturgia ao criar o Teatro do Aprendente e abrindo portas para grupos teatrais.

Espaço incentivador aos espetáculos de Dança

CRIANÇAS E ADOLESCENTES – Incentivando o protagonismo e a inclusão

Empoderamento cultural da juventude e pertencimento comunitário

Campanhas e debates sobre a defesa do patrimônio histórico, cidadania, acessibilidade e formação ética

Projetos Comunitários: Espaço Millôr Fernandes, Cinema do Aprendente e Cinema na Comunidade